sábado, 20 de agosto de 2011

Nossa jovem sociedade...




Assunto e texto tratados em sala de aula no dia 18/08/2011.


Sociologia da Juventude


Interesse acadêmico desde 1960, devido ao surgimento de formas ousadas de manifestações culturais e comportamento de grupo de jovens contestando abertamente os padrões sociais estabelecidos.

Faixa etária: 14 aos 19 anos
Período de vida em que os jovens completam seu desenvolvimento físico e passa por importantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais.
Geração estaticamente crescente:
1981 a 1990: +- 1 milhão
1991 a 2000: +- 2,3 milhões

Problemas contemporâneos para a juventude:
- Mercado de trabalho: experiência X idade
- Educação
- Violência/Marginalidade

Sistema de Status e Papéis Sociais


Os indivíduos ocupam na sociedade em que vivem posições sociais, que lhes dão maior ou menor valor, prestigio social e poder (patrão- empregado, aluno- professor).

Status Social
Direitos, deveres, manifestação de prestigio e privilégios.
Os indivíduos ocupam tantos status sociais quanto são os grupos sociais a que pertencem.

Tipos de Status
Atribuído: idade, sexo, raça, laços de parentesco, classe social.
Adquirido: qualidades pessoais.

 Papel Social
São os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social.

STATUS E PAPÉIS SOCIAIS são inseparáveis.

Estrutura e Organização Social


Estrutura Social: é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade, onde cada participante desempenha um papel correspondente à posição social que ocupa.

Organização Social: é o conjunto de todas as ações realizadas pelos membros de um grupo ou sociedade, ou seja, se refere às relações que se estabelecem entre as partes.

Estrutura Social
Organização Social
Estático
Dinâmico
Totalidade entre as partes
Relações estabelecidas entre as partes


Publicaremos posts que complementem essas informações.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mecanismos de Sustentação de Grupos Sociais


Todo grupo social dispõe de meios que o sustente. Sem esses mecanismos, os grupos sociais não existiriam, tudo seria uma anarquia geral. O primeiro mecanismo de sustentação é a liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. O homem mostrou ao longo da história a importância que a liderança tem sobre os grupos sociais, já que desde a pré-história já existiam líderes.



Existem dois três tipos de liderança, a institucional, que deriva da autoridade e sua promulgação; a pessoal, originada pelas habilidades próprias do líder. Desta forma, um líder institucional pode não ter nenhuma habilidade ou característica de líder, mas definitiva e simplesmente é; e a tradicional, religião ou monarquia.

Líder Tradicional


Líder Institucional 


Líder Pessoal
As normas e sanções sociais são as formas dos grupos sociais orientarem e controlarem as atitudes dos indivíduos. As normas ditam aos participantes, o que é permitido e o que é proibido naquele contexto. As sanções sociais são as formas que os grupos sociais recompensam ou punem os indivíduos. As recompensas são aplicadas sob a forma de aceitação, aplausos, honrarias, etc. As punições vão desde vaias e insultos até a prisão do indivíduo. 




Os símbolos de um grupo social se caracterizam por representar algo mais complexo e abstrato. São exemplos de símbolos: a bandeira nacional, representando um país; o logotipo de uma empresa, a simbolizando, etc. A linguagem é o conjunto de símbolos mais importante em um grupo social. Sem a linguagem não haveria organização social humana em nenhuma de suas manifestações: política, religiosa, cultural, etc. 




Os grupos sociais também são sustentados por valores. Valores são conjuntos de idéias e opiniões que regem o comportamento da sociedade dentro de um contexto social. Os valores estão em constante evolução. Um exemplo de mudança de valores é a do trabalho feminino, onde algum tempo atrás, o trabalho doméstico e a criação dos filhos eram considerados trabalhos exclusivamente femininos. Hoje em dia, esse valor está mudando, já que as atividades são divididas naturalmente entre o casal. 


Informações retiradas da Internet.


Assunto e texto tratados em sala de aula no dia 10/08/2011.

Mecanismos de Sustentação de Grupos Sociais


Objetivo: manter coeso os grupos sociais.

1. Liderança
2. Normas e sanções sociais
3. Símbolos
4. Valores Sociais

1.) Liderança

Capacidade de chefiar, comandar ou orientar um grupo de indivíduos em qualquer tipo de ação.

Tipos de Liderança

Institucional: chefe de família, gerente, diretor, presidente.
Pessoal/Carismático: a que se origina das qualidades pessoais do líder.
Tradicional: religião e monarquia.

2.) Normas e Sanções Sociais

São as regras sociais de conduta que dão coesão, orientam e controlam o comportamento das pessoas.
As normas sociais correspondem a uma sanção social que pode ser uma recompensa, ou uma punição, que o grupo ou sociedade atribui ao individuo diante do seu comportamento social, sendo estas:
- Aprovativas;
-Reprovativas.

3.) Símbolos

Representa ou substitui alguma coisa, geralmente mais complexa e abstrata.
O valor ou significado é atribuído pelas pessoas que a utilizam.
São convenções, pois cada sociedade ou grupo social pode se utilizar de símbolos diferentes para expressar o mesmo significado.

Todo comportamento humano é simbólico e
 todo comportamento simbólico é humano.

4.) Valores Sociais

Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios, valores sociais, muitas vezes conflitantes.
Os valores sociais variam no espaço e no tempo, em função de cada época, geração e sociedade.
A ocorrência de mudanças nos valores sociais configura uma crise de valores.


Publicaremos posts que complementem essas informações.

Agregados Sociais II


 Os agregados sociais são conjuntos de indivíduos caracterizados pela proximidade física. Não há distribuição de funções nem qualquer nem qualquer outra forma de estruturação. A comunicação é nula ou escassa e pontual.




“As pessoas que compõem o agregado permanecem estranhas umas às outras, de tal modo que no agregado não existe o sentido do ‘outro’ como pessoa, mas apenas como indivíduo indiferenciado. As relações sociais no seio do agregado são, portanto, muito limitadas e de caráter provisório. Os indivíduos podem entrar e sair de um agregado sem que tal modifique o seu estilo de vida e a sua posição social.”
Lúcia Demartis, Compêndio de Sociologia, Edições 70, Lisboa, 2006, pág. 78.



Nos agregados podem distinguir-se os ajuntamentos e as assistências.

Ocorre um ajuntamento quando as pessoas se aproximam devido a um qualquer estímulo esporádico e imprevisto e permanecem próximas durante um período geralmente curto mas indeterminado. Por exemplo: os mirones que se aproximam da porta do tribunal para espreitar a entrada de um preso algemado.


Chama-se assistência a conjunto de pessoas que se reúnem num local para observar um acontecimento previamente marcado e com uma duração mais ou menos determinada. Por exemplo: as pessoas que assistem a um espetáculo de fogos de artifício na Passagem de Ano ou a um concerto musical.



Informações retiradas da Internet.

Agregados Sociais I



Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa. 


Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc. 


O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol.



Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.

Informações retiradas da Internet.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assunto e texto tratados em sala de aula no dia 03/08/2011.

Agregados Sociais

Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter entre si um mínimo de comunicação e relação social. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração.

1)Tipos de Agregados Sociais

Multidão, público e massa.

1.1) Multidão: Carnaval e grupos que observam um acidente.

Tem como características:

Falta de organização;
Anonimato;
Objetivos comuns;
Indiferenciação;
Proximidade física;
Integração ocasional.

1.2) Público: assistir competição esportiva, show musical etc...

Tem como características:
Espontâneo;
Amorfo;
Não necessita de contato físico;
A comunicação é recebida por diversos meios de comunicação;
Integração intencional
Aqui todos os indivíduos recebem o mesmo estimulo. Os modos de pensar, agir e sentir do público compõe o que é conhecido como opinião pública.

1.3) Massa

Tem como características:
Espontânea;
Recebem opiniões formadas (mais ou menos passiva) veiculadas pelos meios de comunicação;
Agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e desconhecidas uma das outras;
Não exprime opinião em relação aos estímulos externos e dos meios de comunicação de massa. (Exemplo: propaganda de produtos na Tv e líderes demagógicos induzir pessoas a agirem de forma emotiva e irracional);
O comportamento tende a ser manipulado, reage de forma espontânea, impensada e sem ter consciência de grupo.


Publicaremos posts que complementem essas informações.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Classificação dos grupos sociais:

Grupos primários consistem em grupos pequenos com relações íntimas; famílias, por exemplo. Podem ser caracterizados por contactos diretos ou indiretos, como corresponder-se com um irmão em outro país via e-mail. Eles geralmente mantêm-se durante anos.

Grupos secundários são grupos grandes cujas relações são apenas formais e institucionais. Alguns deles podem durar durante anos, mas alguns podem desaparecer depois de uma vida curta. São mais complexos, como as igrejas e o estado, em que predominam os contatos secundários, neste caso, realizam-se de forma pessoal e direta – mas sem intimidade – ou de maneira indireta como cartas, telegramas, telefonemas, etc.

Grupos intermediários são aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.


Informações retiradas da Internet.

Características de um grupo social:

Pluralidade de indivíduos - há sempre mais de um indivíduo no grupo;

Interação social - no grupo, os indivíduos comunicam-se uns com os outros;

Organização - todo grupo, para funcionar bem precisa de uma certa ordem interna;

Objetividade e exterioridade - os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduo, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai, ele continua a existir;

Conteúdo intencional ou objetivo comum - os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores, para atingir um objetivo de todo o grupo; a importância dos valores pode ser percebida pelo fato de que o grupo geralmente se divide quando ocorre um conflito de valores; um partido político, por exemplo, pode dividir-se quando uma parte de seus membros passa a discordar de seus princípios básicos;


Consciência grupal ou sentimento de "nós" - são as maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhar uma série de idéias, de pensamentos, de modos de agir; um exemplo disso é o torcedor que, quando fala da vitória de seu time, diz: "Nós ganhamos";


Continuidade - as interações passageiras não chegam a formar grupos sociais organizados; para isso, é necessário que elas tenham uma certa duração; como exemplo, temos a família, a escola, a Igreja etc.; há; porém, grupos de duração efêmera, que aparecem e desaparecem com facilidade, como, por exemplo, o mutirão.


Informações retiradas da Internet.


“Vivemos ligados a um ou mais grupos sociais.”

Grupos Sociais
Familiar:


A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.


 Vicinal (vizinhança):


A unidade de vizinhança é um escalão urbano que se assemelha ao bairro e é resultado da reunião de várias unidades residenciais. Ela foi idealizada como uma resposta ao crescimento dos grupos secundários (característicos das grandes áreas urbanas) de forma que os grupos primários seriam reforçados, através de uma configuração urbana que propiciasse a convivência e os contatos sociais.

Educativo ou Educacional:


É o grupo social em departamentos educativos (escolas, faculdades etc). Engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

Religioso:


Religião é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos são que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana.

Lazer:

É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais."

Profissional:

Trabalhos ou atividades especializadas dentro da sociedade, geralmente exercidas por um ou mais profissionais. Tais trabalhos e atividades geralmente requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como advocacia, biomedicina ou engenharia, por exemplo.

Político:

Um partido político é um grupo organizado formal e legalmente constituído, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um país em que se faz presente. Ainda não existem partidos políticos organizados a nível mundial.


Informações retiradas da Internet.

Assunto e texto tratados em sala de aula no dia 27/07/2011.

Grupos Sociais e Interação      

               
1) Como os seres humanos se agrupam
No Novo dicionário Aurélio – encontramos a seguinte definição, “forma básica de associação humana; agregado social que tem uma individualidade e vida própria, e se considera como um todo, com suas tradições morais e materiais.”
- José Bleger, “um grupo é conjunto de pessoas que entram em interação, mas, além disso, o grupo é, fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida.  
- Jean Paul Sartre, “enquanto não se estabelecer a interação não existe grupo, há somente uma realidade, na qual cada individuo é equivalente a outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si.”
- Para a Sociologia: “Grupo social é toda reunião de duas ou mais pessoas, mais ou menos estável unidas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização, no sentido de realizar ações conjuntas de interesse comum a todos os seus membros.”

2) Vivemos ligados a um ou mais grupos sociais.
- Grupos sociais:
Familiar;
Vicinal;
Educativo ou Educacional;
Religioso;
Lazer;
Profissional;
Político

3) Características de um Grupo Social:
Pluralidade de indivíduos;
Interação Social;
Organização;
Objetividade e exterioridade;
Conteúdo intencional ou objetivo comum;
Consciência Grupal;
Continuidade.

4) Grupos Sociais:
- Grupo Primário;
- Grupo Secundário;
- Grupo Terciário.

Publicaremos posts que complementem essas informações.

Links dos Blogs do 2º Ano

2º A


2º B
 


2º C


2º D