sábado, 23 de julho de 2011

Cada um no seu quadrado

   

   A sociedade sempre articula um jeito de separar as pessoas em grupos, fazendo distinção o que ocasiona uma exclusão ou afastamento social.  Aqueles que não se enquadram no padrão “normal” imposto pela sociedade são muitas vezes discriminados e desrespeitados, seja pela cor, pelas características ou deficiências físicas, mentais, religião, nacionalidade etc.
   Esse pensamento retrógrado e destrutivo não surgiu do nada, é mais uma herança suja e aceitada que recebemos dos nossos antepassados. Na Idade Média, pessoas que nasciam com deficiência física eram consideradas bruxos ou hereges e, conseqüentemente, eram mortos, ou então, eram usados como "bobos da corte". Um exemplo menos antigo e mais perto de nós é a exploração de índios e negros aqui mesmo no Brasil. Foi uma luta amarga para conseguirem dar alguns passos para chegarem onde estão.  
   Hoje ainda excluímos, ainda matamos, ainda exploramos... São diversos os casos de pessoas mortas por grupos homofóbicos, ou guerras religiosas etc. Outras várias pessoas são mortas psicologicamente, diante de tanta discriminação, auto excluem-se e criam uma dificuldade de socialização; Exploramos da coragem e determinação de negros e índios; Deficientes físicos e mentais que precisam de mais da nossa atenção e cuidados, são muitas vezes desrespeitados e humilhados. Entre outros constrangimentos e consternações que obrigamos delicada e subjetivamente fazerem parte da vida de muitas pessoas.
   É meio obvio que nenhum ser humano é perfeito, até porque não sabemos o significado literal da palavra perfeição e não existe um padrão nato de conduta ou escolhas, o que nos leva saber que temos que respeitar o outro. É incrível quando a racionalidade do ser humano parece não existir dando lugar a ideais tão absurdos, provas da mais pura ignorância. 
Tássia Rebouças

3 comentários:

  1. O texto é muito interessante porque mostra a opnião da sociedade em relação a pessoas que são "diferentes" de nós,e o que realmente acontece hoje é uma herança deixada pelos nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  2. Em relação as pessoas " diferentes " acreditamos que, apesar de tudo, todos devem ser respeitados, pois " Ser diferente é NORMAL "

    ResponderExcluir
  3. Devemos lutar muito contra a exclusão social,pois muita gente sofre muito com isso.

    ResponderExcluir