sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Agregados Sociais I



Agregado social é uma aglomeração de pessoas com pouco contato primário, ou seja, pouco contato social umas com as outras, com um sentimento grupal. Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa. 


Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc. 


O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol.



Outro tipo de agregado social é a massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.

Informações retiradas da Internet.

3 comentários:

  1. Por isso o Agregado social não é organizado e as pessoas que dele participam são relativamente anônimas.

    ResponderExcluir
  2. Está provado, as grandes agromerações são locais perigosos, muita gente pode até morrer sufocada devido ao grande acumulo de pessoas .

    ResponderExcluir
  3. concordo pois falam de forma explicada sobre o assunto mostrando os tipos de agregados e que seus contatos sao primarios.

    ResponderExcluir