terça-feira, 2 de agosto de 2011

“Vivemos ligados a um ou mais grupos sociais.”

Grupos Sociais
Familiar:


A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimonio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.


 Vicinal (vizinhança):


A unidade de vizinhança é um escalão urbano que se assemelha ao bairro e é resultado da reunião de várias unidades residenciais. Ela foi idealizada como uma resposta ao crescimento dos grupos secundários (característicos das grandes áreas urbanas) de forma que os grupos primários seriam reforçados, através de uma configuração urbana que propiciasse a convivência e os contatos sociais.

Educativo ou Educacional:


É o grupo social em departamentos educativos (escolas, faculdades etc). Engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.

Religioso:


Religião é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos são que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino. Muitas religiões tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana.

Lazer:

É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais."

Profissional:

Trabalhos ou atividades especializadas dentro da sociedade, geralmente exercidas por um ou mais profissionais. Tais trabalhos e atividades geralmente requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como advocacia, biomedicina ou engenharia, por exemplo.

Político:

Um partido político é um grupo organizado formal e legalmente constituído, com base em formas voluntárias de participação, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um país em que se faz presente. Ainda não existem partidos políticos organizados a nível mundial.


Informações retiradas da Internet.

5 comentários:

  1. O grupo social dos políticos precisa rever seus conceitos,eles andam pisando na bola ultimamente.

    ResponderExcluir
  2. estão interessantes as postagens pois detalham muito bem os temas

    ResponderExcluir
  3. Alguns grupos sociais que vivemos ligados são muito importantes,por exemplo,profissional,lazer,educativo,etc.

    ResponderExcluir
  4. Nos grupos familiares predomina o contato primario onde a troca de sentimentos e intimidade,onde a criança busca exemplos para seguir,exemplos que ajudam a formar um carater futuro.

    ResponderExcluir
  5. Ameeei esse texto me ajudou muuuito com o trabalho da escola

    ResponderExcluir