terça-feira, 2 de agosto de 2011

Classificação dos grupos sociais:

Grupos primários consistem em grupos pequenos com relações íntimas; famílias, por exemplo. Podem ser caracterizados por contactos diretos ou indiretos, como corresponder-se com um irmão em outro país via e-mail. Eles geralmente mantêm-se durante anos.

Grupos secundários são grupos grandes cujas relações são apenas formais e institucionais. Alguns deles podem durar durante anos, mas alguns podem desaparecer depois de uma vida curta. São mais complexos, como as igrejas e o estado, em que predominam os contatos secundários, neste caso, realizam-se de forma pessoal e direta – mas sem intimidade – ou de maneira indireta como cartas, telegramas, telefonemas, etc.

Grupos intermediários são aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.


Informações retiradas da Internet.

4 comentários:

  1. Em relação a classificação dos grupos sociais, podemos afirmar que existem algum tipo de discriminação ou separação entre eles ?

    ResponderExcluir
  2. Esse texto deixa explícito de uma forma bem resumida e de fácil entendimento sobre a classificação do grupos sociais.

    ResponderExcluir
  3. Muito claro! Justamente o que eu queria.

    ResponderExcluir